FANDOM

Anão
Os Anões são uma raça atacarrada e de baixa estatura, de pele escura ou avermelhada, com expectativa de vida em torno de 350 anos. Profundos conhecedores da terra, em geral são ferreiros ou mineradores, inigualáveis em suas artes. Nutrem certa desconfiança da magia arcana, sendo raro encontrar magos anões. Chamam-se a si mesmos de Khazad. O nome em Sindarin é Hadhodrim e em Quenya eram chamados de Casari.

OrigemEditar

Os anões têm sua origem em um dos mais nobres Kilishis, o bondoso Kecil, décimo segundo Makhlur. Kecil moldou os Ancestrais de tal modo que se parecessem com os rochedos de Dunia: fortes, duros e resilientes. Chamou-os de Khazad e ensinou-os seu idioma, o Khuzdûl, assim como seus valores de nobreza e justiça. Quando os Kilishis celebraram o Primeiro Pacto e afastaram-se das questões terrenas, Kecil dividiu seus filhos em cinco famílias espalhadas por Iaur, escolhendo um líder para cada uma, o Pai Anão.

Com o advento do Império Raksi, os anões passaram a ser massacrados. Duas das cinco linhagens foram exterminadas pelos Raksis, e, depois da derrota na Batalha de Keohormartan, Kecil viu-se forçado a quebrar o Primeiro Pacto para salvar seus filhos da extinção, guiando as três famílias sobreviventes ao continente de Kodrath. Os anões ainda comprovaram sua força resistindo às legiões de monstros enviados pelos Raksis.

Quando o Império Raksi caiu para os Dragões e Naga corrompeu-se, iniciando o Domínio das Escamas, coube a Kecil, mais uma vez, salvar os seus filhos, enfrentando Naga em um combate singular, o Martírio de Kecil. Vem daí o ódio que os anões nutrem em relação a Dragões e reptilianos em geral.

CaracterísticasEditar

A mais notável característica física de qualquer anão, além da baixa estatura, é sua barba. Mesmo as mulheres anãs têm grandes costeletas, mas os homens são capazes de criar uma barba cheia, da qual eles são extremamente orgulhosos, mantendo-as sempre bem cuidadas.

Quanto ao temperamento, são considerados sérios, rabugentos e desconfiados com as outras raças, sendo um tanto xenófobos e preconceituosos. Entretanto, quando constroem uma amizade, os Anões são extremamente leais e confiáveis, tornando-se uma companhia alegre, bem-humorada e divertida.

ReligiãoEditar

Todos os Anões reverenciam Kecil, ainda que tenham consciência de sua morte. Desse modo, ainda que Kecil seja a grande divindade para eles, os Anões também cultuam outros Mahklur, particularmente Aalan e Garan. Grande parte dos Anões mantém o Culto Ancestral, negando-se a aceitar a explicação penjelasani.

FamíliasEditar

Ddûm (dourados)Editar

Gamil (antigos)Editar

Baraz  (vermelhos)Editar

Zigilnâb(prateados)Editar

Danuk (verdes)Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória