FANDOM


A língua é um elemento importante em uma cultura, uma vez que palavras moldam as crenças de todos os que a falam. Kodrath tem muitas línguas e dialetos, embora o Kidrasês, falado pelos humanos do sul, tenha conseguido tanto destaque que quase todos o aprenderam, exceto os grupos mais isolados.

A maior parte dos habitantes de Kodrath não sabe ler nem escrever, sendo relativamente raro encontrar indivíduos totalmente alfabetizados mesmo entre as classes superiores. Os membros das companhias de aventureiros são geralmente instruídos, sendo que a alfabetização é, para essas pessoas, uma habilidade às vezes tão importante para a sobrevivência como saber nadar ou desarmar armadilhas.

AlfabetosEditar

Diversos conjuntos de símbolos sao empregados na escrita pelas raças de Kodrath. Alguns caíram em desuso ou foram completamente substituídos conforme a história avançava. Os idiomas evoluem, mas os alfabetos permanecem estáveis enquanto forem apoiados por uma ´língua oral.

O katar é o alfabeto mais amplamente utilizado em Kodrath; variações das letras katarianas são encontradas na maior parte do continente. Segundo a maioria dos estudiosos, o katar tem sua origem no Idioma Ancestral e na mistura com o quenya antigo falado no continente perdido de Iaur.

Outras raças utilizam de outros alfabetos. As runas dos anões são um conjunto de símbolos angulosos e esculpidos em pedra ou gravados em metal. Já os caracteres utilizados pelos elfos para grvar o quenya e o sindarin são elegantes e fluidos. O ogro e o orc são totalmente pictográficos, rústicos e simplórios.

O Arcanum é uma derivação direta do Rakir, de traços emaranhados, na qual geralmente se registram as pesquisas mágicas. Conhecer tal alfabeto é imprescindível para estudar os segredos da Magia.

Idiomas de uso comumEditar

A maioria das línguas vivas é indicada na lista abaixo. Outros idiomas incluem as línguas dos monstros (entre elas Gigante, Gnoll, Goblin, Língua das Profundezas, Igerarta, etc); variações regionais (um humano do Oeste enfrentaria grandes dificuldades em entender um forasteiro do Leste, mesmo que ambos se comunicassem em Kidrasês); e linguagens não-verbais (como a Língua da Forja, com a qual os anões se comunicam a grandes distâncias através de batidas em pedra, e a Matreira, uma língua de sinais usada por ladrões e mercenários).

Idioma Falantes Alfabeto
Kidrasês Humanos do sul Katar
Khuzdûl Anões Runas
Quenya Elfos Élfico
Sindarin Elfos, Rangers Élfico
Gigante Ogros, gigantes Pctogramas
Cina Hobbits, gnomos Cinil
Goblin Goblinóides Pctogramas
Orc Orcs Pctogramas
Profundezas Demônios, Infernais Abissal
Igerarta Monstros em geral Não tem
Dracônico Dragões, Kobolds, etc Dracônico
Druídico Druidas Runas
Língua da areia Humanos hortenhos Hieroglifos
Língua do mar Marinheiros, piratas Katar
Celestial Celestiais Celestial

Línguas mortasEditar

Idiomas antigos sao sempre interessantes para os estudiosos, mas alguns são aprendidos por aventureiros que desejam percorrer com mais facilidade as ruínas que se espalham pela superfície de Kodrath. Até mesmo línguas aparentadas não significam muito para aqueles que hoje falam suas contrapartes modernas.

Páginas na categoria "Idiomas"

Há, nesta categoria, as 6 páginas a seguir (dentre um total de 6).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória