FANDOM

Ciṟismo ou Ciṟil é uma religião kecilista monoteísta articulada pelo Urāṉ, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (Ciṟil, em maṇali), e pelos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada ōtaṉa, parte do ōtaṉaikaḷ) de Ulil-Amatu, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Um adepto do ciṟismo é chamado de cirivāci.

Os cirivācis acreditam que Ciṟil é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-Lo.Eles também acreditam que o ciṟismo é a versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, incluindo por meio dos Makhlur, que eles consideram servos de Ciṟil. Os seguidores do ciṟismo afirmam que as mensagens e revelações anteriores foram parcialmente alteradas ou corrompidas ao longo do tempo, mas consideram o Urāṉ como uma versão inalterada da revelação final de Ciṟil. Os conceitos e as práticas religiosas incluem os cinco pilares do ciṟismo , que são conceitos e atos básicos e obrigatórios de culto, e a prática da lei ciṟília, que atinge praticamente todos os aspectos da vida e da sociedade, fornecendo orientação sobre temas variados, como sistema bancário e bem-estar, à guerra e ao meio ambiente.

EtmologiaEditar

Ciṟil provem do maṇali antigo Cirām, que por sua vez deriva da quarta forma verbal da raiz Kirm, em Khuzdûl, e significa "submissão (a Deus)".Segundo Sábio Lahiffma, a palavra surgiu a partir da união entre o verbo e o nome da divindade Kecil, adorada pelos anões da Cordilheira dos Tesouros.

Também no FANDOM

Wiki aleatória