FANDOM

Os Cihlur (no Idioma Ancestral: "senhores das coisas") são primogênitos (Kilishis) que foram criados junto aos Makhlur, embora com poder menor. Vieram para ajudar a construir Dunia, encarregando-se das coisas sem vida enquanto os Makhlur moldavam os Ancestrais. Ao contrário dos Makhlur, que são em número limitado, contam-se Cihlur às centenas.

OrigemEditar

Os Kilishis são espíritos trazidos à existência pela vontadede de Jiwha, a partir de partes do Trimurth, sendo a cada um concedida uma visão sobre uma parte específica do plano universal. Assim, após o surgimento de Dunia, os Kilishis desceram ao plano material pra concluir a criação. Nesse grupo, os Cihlur eram servos dos Makhlur.

HistóriaEditar

Quando Hakim criou os Ancestrais, coube aos Cihlur moldar a criação sem vida: as montanhas, os vales, os rios, os céus, os mares, etc. Eventualmente, os Cihlur auxiliavam os Makhlur com o desenvolvimento da ávore da vida.

Revolta de AakanEditar

Muitos Cihlur foram corrompidos por Aakan e tornaram-se demônios, integrando suas forças malignas. Quando Aakan tornou-se Iblor, alguns fugiram para o Abismo sem Fundo, seguindo os Três Traidores, mas a maioria permaneceu em Dunia, como representantes do mal.

Primeiro PactoEditar

Durante o Sono dos Deuses, o Cihlur também retiraram-se de Dunia. No entanto, segundo o poema épico Laguk Raksi, Laguk Takut, os Cihlur malignos permaneceram em segredo influenciando os mortais, inclusive chegando a mesclar-se com Keutir, que viria a se tornar imperador dos Raksis.

Supremo PactoEditar

Após o Supremo Pacto, os Cihlur que permaneceram em Dunia perderam grande parte de seu poder, tornando-se mortais (mesmo que com uma expectativa de vida na casa dos milênios).

Também no FANDOM

Wiki aleatória