FANDOM

O Estigma de Barferd, também chamado de "graça de Garan", "armadura eterna", "mal do cavaleiro", "pingente", "grito mudo", "lantim" (pelos elfos), entre outros nomes, é uma doença relativamente comum no oeste de Kodrath .

SintomasEditar

Durante o período de febre (que varia de 3 a 5 semanas), o doente começa a sentir dores terríveis no peito, exatamente sobre esterno, onde uma pequena inflamação surge na pele. Ao cicatrizar, a inflamação toma a forma de uma protuberância dura e quase translúcida (semelhante a um pequeno pingente). A partir de então, o doente vai ao poucos tendo as juntas e articulações enrijecidas a ponto de não conseguir se mover. Por fim, a pessoa fica impossibilitada de falar, tornando-se totalmente dependente de cuidados externos.

HistóriaEditar

Nao se sabe ao certo onde ou como a doença surgiu, mas o caso mais antigo registrado data de pouco depois da chegada dos Pioneiros a Kodrath. Os Anais do Sol Poente contam que um cavaleiro de muito ilustre linhagem, Barferd, filho de Auferd, um dos valentes do tempo de Bardanor Sanguinário, tendo se tornado sacerdote de Garan, pediu humildemente ao Jinaigur, como uma graça particular, ser atingido por uma doença incurável, a fim de expiar assim seus pecados. E foi atendido.

Com o tempo, observou-se que a maior parte dos acometidos pela doença eram cavaleiros ou pessoas que lidavam com estes animais. Assim, por muito tempo os humanos de Kodrath desconfiaram de cavalos - exceto no Reino do Sol Poente, onde a doença era de certo modo venerada como uma graça divina.

TratamentoEditar

Inicialmente, não havia tratamento para o Estigma, mas há séculos tanto estudiosos quanto clérigos encontraram uma cura. Hoje, a doença só representa preocupação em vilarejos pequenos e afastados dos grandes burgos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória