FANDOM

Tratilwiin.jpg

Tratilwiin Goritilppen, o Gnomo Ilusionista

Os Gnomos são uma raça de pequenos e espertos seres, ágeis e engenhosos. Chamam a si mesmos de Tuaºth (pronunciado [Tiu-á-nichfi], no complexo Idioma Gnomo) e vivem em pequenas comunidades nas colinas. Têm um senso de humor vivaz e matreiro, especialmente para brincadeiras no dia a dia. Eles possuem um grande amor pelas criaturas vivas e por objetos finamente trabalhados, particularmente gemas e jóias. Gostm de todo tipo de pedras preciosas e são mestres nas artes da lapidação e do polimento.

OrigemEditar

Como os Hobbits, os Gnomos afirmam terem sido moldados por Getahun (chamados por eles de Triøtrey┴chesàun [pronúncia impraticável para não-gnomos]). São naturais de Kodrath, nao tendo visto, portanto, os massacres que ocorreram do outro lado do Mar Revolto.

CaracterísticasEditar

Os Gnomos sao mais altos que os Hobbits e mais baixos que os Anões, medindo em média  1,10 metros de altura. Possuem um nariz grande e abatatado, do qual muito se orgulham. Normalmente, têm a pele marrom clara ou acobrada, mas há gnomos com a pele no mesmo tom rosado dos Hobbits. Costumam cultivar barbas cheias e encaracoladas, e seus olhos variam do negro profundo ao azul claro.

Preferem viver em escarpas bem arborizadas e longe dos humanos. Devido a sua estatura diminuta, tornaram-se desconfiados de criaturas maiores, como humanos e elfos (a quem chamam de forasteiros); desconfiança que não significa hostilidade. São furtivos e arredios com desconhecidos, e um pouco reservados, mesmo em situações favoráveis.

Por passarem tanto tempo em suas tocas, o gnomos tornaram-se um povo muito estudioso e criativo, apreciando criações elaboradas. Seu gosto por coisas complexas reflete-se inclusive em seu idioma, impossível de ser aprendido por outras raças.

ReligiãoEditar

Os Gnomos mantinham o tradicional Culto Ancestral, devotando suas preces a Getahun. No entanto, quando os Elfos Refugiados chegaram a Kodrath, sua natural curiosidade levou-os a serem uma das primeiras raças a abraçar o Penjelasanismo - e o fizeram com entusiasmo.

LinhagensEditar

Os Gnomos se dividem em uma miríade de clãs, mas podem ser agrupados quatro grandes grupos:

  • Os Gnomos Brancos (que vivem nas encostas das Montanhas Brancas);
  • Os Lecháprum (habitando as Colinas Sorridentes);
  • Os Gnomos Velhos (cujas tocas podem ser encontradas aolongo da Costa Rochosa); e
  • Os Madrugadores (que vivem nas Serras de Goldmac.

Todos compartilham a mesma cultura e traços característicos, à exceção dos Gnomos Brancos, que tendem a ter a pele rosada e olhos em tons de violeta.

Também no FANDOM

Wiki aleatória