FANDOM

A Igreja de Garan tem uma hierarquia, sendo o seu Chefe o Sumo-Prior. A expressão "Pedra do Pilar" significa o conjunto do Sumo-Prior e do priorado, que o ajuda no governo e na manutenção de todo o Priorado de Garan.

Sua estrutura hierárquica de títulos é formada, em ordem descendente, por:

Sumo-Prior, que é o chefe da Igreja, o guardador da integridade e totalidade do depósito da fé em Garan, o Grande Profeta da Justiça, o Supremo Skop do Grande Templo de Garan e o defensor do Primeiro Pilar, concedido pelo próprio Garan a São Rolton e, consequentemente, a todos os demais Sumo-Priores. O Sumo-Prior é posto à prova a cada quinze anos, no Justiçamento Quntecenário, quando deve combater, sozinho, um mal que ameace a paz do mundo. Caso sobreviva, continua no posto. Em caso de morte, os Priores reúnem-se para escolher, em votação, um novo Sumo-Prior.

Priores são os conselheiros e os colaboradores mais íntimos do Sumo-Prior, sendo todos eles skops (alguns apenas titulares). Aliás, o próprio Sumo-Prior é eleito, em caso de morte do antigo, pelo Priorado. A cada prior é atribuído um templo, e seu número não pode ultrapassar os quinze. São escolhidos pelo Sumo-Prior e, uma vez por ano, reúnem-se no Grande Templo de Garan.

Líderes são skops que comandam uma província eclesiástica, tendo normalmente poderes de supervisão e jurisdição sobre os templos que fazem parte da respectiva província.

Skops são os chefes diretos dos templos de Garan. Receberam o todo do sacramento do Priorado de Garan, o que lhes confere, na maioria dos casos, jurisdição completa sobre os fiéis da sua região. São os comandantes locais da Igreja de Garan.

Stigs são os colaboradores dos skops e só têm um nível de jurisdição parcial sobre os fiéis. Alguns deles lideram cultos em pequenas vilas ou aldeias, mas a maioria serve nos templos. São responsáveis pelos sacramentos e atividades gerais.

Stols são os proclamadores da Palavra de Garan, da justiça e de sua boa vontade. São ordenados não para o sacerdócio, mas para o serviço da Justiça nos quatro cantos do mundo. Inicialmente, possuem o mesmo grau de autoridade que um Stig, mas ascendem de forma diferente: um Stol que conseguir realizar grandes façanhas em nome da fé pode ser declarado um Skop-da-Estrada, título honorífico muito almejado por clérigos e paladinos. Hoje, há um Skop-da-Estrada como membro no Priorado: Skop Ardegel Punho-Pesado.

Sids são os acólitos, auxiliares dos stigs e skops. Alguns treinam para ingressarem na Igreja, enquanto muitos apenas buscam gnhar o pão de cada dia.

Também no FANDOM

Wiki aleatória