FANDOM

Jiwha Dunia, ou simplesmente Jiwha, é o espírito do universo, a plenitude, o passado, o presente e o futuro. É a força criadora de tudo o que existe, o Deus onipotente e todo-poderoso que é ao mesmo tempo o bem e o mal, a construção e a destruição. Em suma, Jiwha é a vasta energia que existe além do tempo e do espaço.

Jihwa habita todos os seres, que por sua vez são partículas infinitesimais do universo e emanações da vontade do Indecifrável e eternamente louvado.

EtimologiaEditar

Jiwha Dunia significa "Alma do Mundo" no Idioma Ancestral. Em muitos escritos antigos, Jihwa também é chamado de Tak-Tergandi, algo como "único", "sem-igual" ou "inigualável".

A CriaçãoEditar

Ver artigo principal: Mito de Criação

Da vontade de Jiwha Dunia surgiram as coisas vivas e não vivas para preencher o vazio do universo. No entanto, a criação não é direta, mas através das três expressões de sua vontade: Baik, Jahat e Hakim, que juntos formam o Trimurth e, na prática, são as divindades máximas.

O TecidoEditar

Ver artigo principal: Tecido

No começo, existia apenas Jiwha e o vazio. Quando Jiwha decide criar, forma-se uma camada que divide o mundo físico do mundo espiritual, chamada Tecido. É essa barreira que permite a existência das coisas, pois sem ela tudo se uniria inevitavelmente à unidade suprema ou ao vazio.

Também no FANDOM

Wiki aleatória