FANDOM

Os Kilishis (no Idioma Ancestral: "primogênitos"), também conhecidos como Primeiras Almas ou Sagrados, são criações de Jiwha Dunia a partir de partes dos altos deuses do Trimurth. São seres poderosos e antigos, cuja função consistia em continuar a construção do mundo.

E Dunia era o mundo, mas não era. E Jiwha Dunia, o Único, expressou sua vontade na forma dos Sagrados. E Jahat, o primeiro pilar, arrancou seus lábios e os entregou a Jiwha; e Baik, o segundo pilar, arrancou suas pálpebras e as entregou a Jiwha; e Hakim, o terceiro pilar, o Criador, arrancou suas unhas e as entregou também a Jiwha. E Jiwha fez desse todo sagrado os Kilishis, as Primeiras Almas de Dunia.
  — Primeiras Palavras

Eles eram os espíritos primordiais, que desceram ao mundo físico para orientar e ordenar o seu crescimento; destes, haviam vinte e sete mais poderosos, capazes de moldar a vida: os Makhlur. O primeiro e mais poderoso dos Makhlur, Aakan, desviou-se de seu caminho e tornou-se Iblor, o Mal. As centenas de Kilishis menores que acompanharam os Makhlur são conhecidos como Cihlur.

HistóriaEditar

Os Kilishis caminharam sobre a terra recém-criada, moldando a criação. Foram eles que desenharam o mundo, erguendo as montanhas, cortando os rios e elevando as nuvens. Quando Hakim criou os Ancestrais, coube aos Kilishis (especificamente os Makhlur) acordá-los e deles moldar a vida, desenvolvendo milhares de espécies e raças.

Com o tempo, os Kilishis acabaram se envolvendo em disputas internas, conseguência de conflitos entre suas criações e da guinada de Aakan para o caminho maligno. Assim, por duas vezes os Kilishis deixaram o mundo físico: no Primeiro Pacto, depois da Revolta de Aakan e da Quebra, iniciando o Sono dos Deuses, e com o Supremo Pacto, que afastou de vez os Makhlur e grande parte dos Cihlur do plano terreno.

Kilishis no Culto AncestralEditar

Ver artigo principal: Culto Ancestral

O Culto Ancestral chamava os Kilishis indistantemente de Deuses, crendo ser eles os responsáveis e criadores do universo.

Kilishis no PenjelasanismoEditar

Ver artigo principal: Penjelasanismo

A tradição penjelasani introduziu a ideia atual e mais aceita dos Kilishis como representação do poder criador do Trimurth e de Jiwha. Assim, pode-se considerar os Makhlur como generais da criação e os Cihlur como seus soldados. O Penjelasanismo presta culto aos Makhlur como divindades, ainda que reconheça que o Trimurth e Jiwha sejam superiores.

Também no FANDOM

Wiki aleatória