FANDOM

Os Makhlur (no Idioma Ancestral: "senhores da vida") são expressões dos poderes do Trimurth e de Jiwha que moldaram e governam o mundo. São os Kilishis mais poderosos e únicos capazes de moldar os Ancestrais.

OrigemEditar

Os Kilishis são espíritos trazidos à existência pela vontadede de Jiwha, a partir de partes do Trimurth, sendo a cada um concedida uma visão sobre uma parte específica do plano universal. Assim, após o surgimento de Dunia, os Kilishis desceram ao plano material pra concluir a criação. Nesse grupo, os Makhlur representavam a ordem mais alta na hierarquia.

HistóriaEditar

Os Makhlur lideraram os Cihlur na tarefa de moldar Dunia. O primeiro Makhlur foi Aakan, que despertou os Ancestrais criados por Hakim, separando assim as tarefas dos Kilishis: os Makhlur passaram a trabalhar com a vida, enquanto os Cihlur moldavam o restante do mundo. As raças desenvolvidas pelos Makhlur passaram a ser conhecidas como seus filhos, sendo, portanto, seus protegidos.

Aakan, invejoso dos feitos dos outros Makhlur, pede ao Trimurth que impeça a modificação dos Ancestrais, ao que não recebe resposta. Aakan já passara a acreditar ser ele próprio o criador dos mortais, e resolve então pôr fim aos povos recém-nascidos e que, no seu entender, profanavam sua criação. É nesse momento que Aakan renuncia a seu posto sagrado, marcando sua Revolta.

Aakan desejava ele mesmo construir Dunia, e para tanto esforçava-se por acabar com as criações dos demais Kilishis. Semeando a intriga, a vaidade, o orgulho e o rancor, sentimentos que até então não existiam, ele fez com que os mortais lutassem entre si, matando-se aos milhares. Tudo que os Kilishis faziam, ele desfazia, e os outros se exauriam em reparar os danos. Sua sombra causava tumulto e dor onde era lançada, e à medida em que o ódio crescia em Dunia, crescia também seu poder.

Cada vez mais ganacioso, Aakan decide tomar para si a Jiantunia, o coração do universo. Reuniu então seu exécito de Cihlur caídos, recebendo também o apoio de mais três Makhlur que resolvem renunciar: Angkatan, Sesat e Keurdih, os Três Traidores. O poder de seu grupo era demais para o restante dos Kilihis que se dispuseram a impedi-lo. Cego pela cobiça, Aakan desejava superar o poder do Trimurth e chegar a Jiwha. Porém, quando Aakan toca a Jiantunia e entra em absoluta sintonia com o Todo, seu espírito enegrecido não suporta a maravilha da eternidade, e se desfaz em uma nuvem negra. A Jiantunia explode em milhares de pedaços, causando a Quebra, evento que separa as terras de Tanahi. Aakan torna-se Iblor, a essência do mal absoluto, que espreita e corrompe Dunia. Derrotados, os três Makhlur que acompanharam-no criam o Abismo sem Fundo para escaparem e impossibilitar sua perseguição.

Vendo que sua presença no plano material poderia eventualmente trazer dor e desgraça aos mortais, os Makhlur abrem mão do governo de Dunia e celebram o Primeiro Pacto, compromentendo-se a não intervir nas questões mundanas. A esse período, dá-se o nome Sono dos Deuses.

Kecil e NagaEditar

Durante o Sono dos Deuses, diversas raças foram extintas em guerras e genocídios. Tais eventos atingiram o ápice com o advento do Império Raksi, uma raça poderosa e que consegui romper o Tecido. Os Raksis, liderados por Keutir, desejavam "purificar" a criação, eliminando os demais povos. Depois de extinguir diversas raças de Iaur, os Raksis se voltaram contra os Anões que, apesar de resistirem bravamente, estavam cada vez mais perto do fim. Compadecido, Kecil, o Grande Pai dos Anões, rompe o Primeiro Pacto, abdicando de sua imortalidade para guiar seus filhos a Kodrath, o continente do outro lado do Mar Revolto onde poderiam estar a salvo em suas diversas cordilheiras.

Naga protestou veementemente contra a intervenção de Kecil e pediu pelo fim do Primeiro Pacto, não sendo atendido pelos demais. Inconformado, Naga desce  à terra na forma de um grande réptil voador, o primeiro Dragão, criando uma linhagem desses poderosos gigantes alados.

Naga e seus dragões destrúiram o Império Raksi e iniciaram uma nova era de terror, conhecida como o Domínio das Escamas. Escravizaram todas as raças de Iaur, mas, antes que os dragões partissem para Kodrath, Kecil desafiou Naga para um combate singular. O lendário confronto, conhecido como Martírio de Kecil, ocorreu em local incerto e terminou com a morte de Kecil e graves ferimentos em Naga. Furioso, o Deus-Dragão reuniu seu exército para destruir todos os seres e inaugurar um novo mundo. Diante de tal ameaça, os Kilishis resolveram interromper o Primeiro Pacto e lançaram sobre Iaur o Catacliamo do Mar Revolto, afundando o continente no oceano. Naga foi aprisionado e lançado no Abismo sem Fundo e os dragões sobreviventes confinados nas Terras Ermas.

Supremo PactoEditar

Ver artigo principal: Supremo Pacto

Após o Cataclismo, os Kilishis resolvem atravessar o Tecido para sempre, perdendo sua forma material e tornando-se etéreos. O próprio Trimurth celebra o Supremo Pacto, impedindo os Kilishis de acessarem o plano terreno diretamente e desligando-os de suas criações.

Os Deuses PerdidosEditar

Os Deuses Perdidos são os treze Makhlur que abdicaram de sua autonomia individual, voltando a unir-se ao todo espiritual de Jiwha quando da celebração do Supremo Pacto.

Os JinaigurEditar

Ver artigo principal: Jinaigur

Doze Makhlur ascenderam a um nível superior de poder, tornando-se espécies de divindades. São os Jinaigur, que, divididos em três grupos, travam a batalha pelo destino de Dunia. São as entidades adoradas pelo Penjelasanismo e pelo Culto Ancestral.

Listagem dos Makhlur em ordem de poderEditar

  • Aakan - O primeiro. Desviado de seu caminho, tornou-se Iblor.
  • Aadam - O segundo. Tornou-se Jinaigur e integra o Tronado.
  • Aalan - O terceiro. Tornou-se Jinaigur e integra a Aliança.
  • Angkatan - Um dos Três Traidores. Resgatado por Iblor, tornou-se Jinaigur e um dos Quatro Caídos.
  • Sesat - Um dos Três Traidores. Resgatado por Iblor, tornou-se Jinaigur e um dos Quatro Caídos.
  • Koson - Tornou-se Jinaigur e integra a Aliança.
  • Garan - Tornou-se Jinaigur e integra o Tronado.
  • Sulam - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Naga - O Deus-Dragão. Resgatado por Iblor, tornou-se Jinaigur e um dos Quatro Caídos.
  • Keadilan - Tornou-se Jinaigur e integra o Tronado.
  • Sihir - Tornou-se Jinaigur e integra a Aliança.
  • Kecil - Tornou-se mortal e pereceu em batalha contra Naga.
  • Nusia - Tornou-se Jinaigur e integra o Tronado.
  • Getahun - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Tahuam - Tornou-se Jinaigur e integra a Aliança.
  • Saanam - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Tempur - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Sihari - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Hujam - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Keurdih - Um dos Três Traidores. Resgatado por Iblor, tornou-se Jinaigur e um dos Quatro Caídos.
  • Kematian - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Tiampatan - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Kerungan - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Hiutur - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Miansir - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Yuter - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.
  • Maiam - Uniu-se a Jiwha, tornando-se um dos Deuses Perdidos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória