FANDOM

O Mito de Criação é a história da criação do universo segundo a tradição Penjelasani. Chegou a Kodrath através dos Elfos Refugiados. Diversos contos e poemas do Livro dos Antigos descrevem a criação em detalhes.

A CriaçãoEditar

No vazio, infinitas possibilidades navegavam entre o ser e o não ser. Jiwha Dunia, o grande espírito universal, que não tem início nem fim, que está além do tempo e do espaço e de toda compreensão e definição, decide criar. Da sua vontade, as energias criadoras Jahat, Baik e Hakim desabrocham.

Jahat é o primeiro a despertar. Quando acorda, tem início a criação: de sua boca surge o som das trevas, que varrem o vazio e ocupam o universo. Depois, Baik se ergue, e de seus olhos emana a luz que revela as estrelas e as miríades de galáxias. Por fim, surge Hakim, que move suas mãos e dá forma à criação.

As três expressões de Jiwha, o Trimurth, juntos criam as Três Estrelas no centro do universo recém criado. Jahat sopra sobre a primeira estrela, criando a Lua. Baik lança seu olhar sobre  segunda estrela, criando o Sol. Hakim, tomado de boa vontade, envolve seus longos dedos ao redor da terceira estrela, resfriando-a e transformando-a em pedra. Do suor de Hakim surgem os mares, oceanos e rios. 

Jiwha, emocionado com as criações, decide gerar os Kilishis. Jaht, Baike e Hakim, então, cedem pedaços de seu espírito para criarem existência própria. Os Kilishis descem à Dunia e terminam a construção do mundo. Para guiá-los, Jiwha gera a Jiantunia, o coração do universo, onde condensa todo o plano da criação.

Hakim novamente move suas mãos, e das ondas de tremor que gera em Dunia, brotam os Ancestrais. Aakan, o primeiro e mais poderoso dos Makhlur, desperta os Ancestrais e dá a eles o dom da mortalidade, para que possam um dia se unir ao espírito universal. Os Ancestrais erguem-se da terra e passam a ser ensinados e talhados pelos outros Makhlur, que criam toda a vida a partir destes seres despertos por Aakan.Os outros Kilishis, chamados de Cihlur, moldam o restante do mundo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória