FANDOM

O Penjelasanismo é a tradição religiosa dominante no continente de Kodrath, trazida pelos Elfos Refugiados há mais de três mil anos e adaptada pelas outras raças com o passar do tempo. Frequentemente é chamada de Hukun Jiwha por seus praticantes, que significa "a lei da alma" no Idioma Ancestral.

Num sentido mais abrangente, o Penjelasanismo engloba a crença na "Alma do Mundo", o Jiwha Dunia; num sentido específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, composto por diversos deuses e entidades místicas que expressam a vontade de Jiwha Dunia.

O Penjelasanismo, tal como surgiu e como ainda é expresso pelas comunidades Élficas, é mais um estado de espírito que uma religião formal; uma interpretação da natureza sem uma crença teologicamente construída, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação. Não obstante, as raças de Kodrath, inspiradas no costume élfico de se comunicar com os espíritos da floresta, passaram a desenvolver cultos a deuses específicos, identificados como manifestações da Alma Primordial.
  — Sábio Lahiffma, em A História dos Deuses

Desse modo, pode-se afirmar que o Penjelasanismo ganhou corpo e teologia formal graças às interpretações dos habitantes de Kotrath, que adaptaram a religião original dos Elfos, formando diferentes tradições e diversos tipos.

Mesmo com tamanha diversidade, todos os penjelasani acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O Penjelasanismo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.

O vasto corpo de escrituras do Penjelasanismo se divide em mend ("lembrado") e zbuluar ("revelado"). O primeiro grupo é composto principalmente por antigas runas élficas, pelo Livro dos Antigos e pelo Diário de Leiuhur, detalhando de modo geral a criação do universo e dos seres. Já as escrituras que compõem o zbuluar são, na sua maioria, humanas, ainda que com diversas contribuições de outras raças, e concentram-se na discussão de teologia, filosofia e mitologia, fornecendo informações sobre a prática da vida religiosa em si.

A teologia penjelasani se fundamenta no culto aos Kilishis e ao Trimurth - uma trindade constituída por Baik (a luz), Jahat (a escuridão) e Hakim (o equilíbrio). Tradicionalmente, o culto direto aos membros do Trimurth é relativamente raro - em vez disso, louva-se os Makhlur, os Kilishis que desenvolveram a vida. Os demais Kilishis, conhecidos como Cihlur, são considerados semideuses ou espíritos mágicos.

EtimologiaEditar

Penjelasan é um termo do Idioma Ancestral, que significa “explicação”. Acredita-se, no entanto, que o termo original não seria este, já que os Elfos não costumam se referir à sua vida religiosa dessa forma (na verdade, os Elfos nem consideram que têm uma religião de fato). Segundo o Sábio Lahiffma, “a corrente mais aceita indica que os Elfos Refugiados, aos explicarem a criação do universo aos habitantes de Kodrath, usaram termos no Idioma Ancestral, vindo daí o costume de se referir à tradição como uma ‘explicação’, o penjelasan”.

CrençasEditar

O Penjelasanismo é uma corrente religiosa que evoluiu organicamente através de um extenso período de tempo, marcado por uma diversidade racial e cultural significativa. Esta corrente evoluiu tanto através da inovação interior quanto pela assimilação de tradições ou cultos externos ao que o Elfos inicialmente pregavam. O resultado foi uma variedade enorme de tradições religiosas, que vai de cultos pequenos e pouco sofisticados aos principais movimentos da religião, que contam com muitos aderentes espalhados por todo Kodrath.

Conceito de DeusEditar

O Penjelasanismo é um sistema diversificado de pensamento, com crenças que abrangem o monoteísmo, politeísmo, panenteísmo, panteísmo e monismo, e o seu conceito de Deus é complexo, vinculado a cada uma das suas tradições e filosofias. Por vezes é tido como uma religião henoteísta (isto é, que envolve a devoção a um único deus, embora aceite a existência de outros), porém o termo é visto, da mesma maneira que os outros, como uma generalização excessiva.

É consenso, entretanto, a existência do Trimurth como expressão máxima de Jiwha Dunia. A maior parte dos penjelasani acredita que o espírito ou a alma — o "eu" verdadeiro de cada pessoa — é eterno. De acordo com o Livro da Morte, uma antiga e importante escritura do zbuluar, ao morrer o indivíduo é julgado pelo Trimurth. Caso Baik decida ficar com sua alma, ele se tornará uma estrela pelo resto da eternidade. Se Jahat decidir, levará a alma do morto ao abismo da escuridão. Por fim, se Hakim tomar a alma para si, o indivíduo voltará à vida em outro corpo.

DivindadesEditar

Os penjelasani costumam prestar culto a mais de uma divindade. A reverência a Jiwha como a origem de tudo e ao Trimuth como sua máxima expressão é a base da filosofia penjelasani, mas as orações diárias e os templos normalmente são dedicados aos Mahklur, aqueles que moldaram a vida.

No começo dos tempos, os Mahklur caminharam entre os mortais enquanto moldavam os Ancestrais na miríade de espécies que compõem a fauna e a flora de Dunia. Após o mais poderoso dos Mahklur se tornar Iblor, o Mal, e alguns outros seguirem ser caminho maligno, o Trimurth forçou-os a abandonar o plano material, celebrando o Supremo Pacto.

Do grupo inicial, treze voltaram ao espírito universal, juntando-se a Jiwha Dunia. No entanto, quatro poderosos Mahklur que habitam o Abismo sem Fundo (os Três Traidores e Naga), foram resgatados por Iblor para serem seus agentes, corrompendo a mundo e preparando o seu retorno. Para combatê-los, quatro Mahklur uniram-se no Tronado, incentivando os mortais a trilharem o plano original da criação. Para zelar pelo equilíbrio e pela livre escolha dos mortais, outros quatro Mahklur formaram a Aliança. Esses doze Makhlur são conhecidos como Jinaigur.

Assim, pode-se dizer que há um panteão penjelasani, dividido em quatro divindades do mal (os Quatro Caídos), quatro do bem (o Tronado) e quatro neutras (a Aliança), além de Iblor e do Trimurth.

Também no FANDOM

Wiki aleatória