FANDOM

Oka ṭipi-cīkaṭi ḍrāp karuvu kaṇṭē ekkuva

Oka śatābdaṁ eḍārulu sr̥ṣṭistundi aluva

“Uma gota de Tīpi-cīkaṭi cria mais desertos que um século de estiagem”, ditado comum no Reino das Dunas.

Também conhecido como: “Ilū ḍet” (“morte azul”), por ser muito usado pelos assassinos da Laminazul (Ilūrējar); “terror do norte” ou “terror da areia” pelos sulistas; “Apavitraṁ” (“profanação”) pelos clérigos de Ciru.

O Tīpi-cīkaṭi, ou Tīkaṭi, é um dos venenos mais mortais conhecidos em Kodrath. Produzido a partir do aliz, a especiaria nortenha, é caro e difícil de encontrar. Diz-se que muitos são os que morrem por Tīpi-cīkaṭi, mas poucos são os que o produzem.

A temida guilda de assassinos Laminazul é conhecida por usar Tīkaṭi em suas ações. Porém, alguns viajantes do deserto também carregam consigo pequenos frascos com o veneno, seja para “marcar” suas lâminas ou mesmo para ingerir em caso de se perder na imensidão de areia.

AÇÃO

Uma vez na corrente sanguínea, o Tīkaṭi tem efeito imediato, fazendo a vítima perder os sentidos. Em pouco tempo, a substância atinge o coração, provocando rompimento dos vasos e parada cardíaca, ao mesmo tempo em que desliga o sistema respiratório. Assim, a vítima morre tanto por parada cardiorrespiratória em menos de meia hora após a contaminação.

O maior problema do Tīkaṭi é a impossibilidade de retirar o veneno do sangue. Enquanto alguns curandeiros são capazes de “drenar” certos venenos do corpo da vítima, o Tīkaṭi mistura-se de tal forma ao organismo que produz um efeito continuado e persistente. Mesmo os mais fortes e resistentes entregam-se após algum tempo.

A velocidade com que o veneno faz efeito e sua toxicidade dependem da pureza do aliz utilizado em sua produção. Quanto mais pura a especiaria, mais mortal o veneno.

REGRAS DE JOGO

Tīkaṭi comum (pureza baixa)

A criatura deve fazer um teste de Salvamento de Constituição (DC 16) ou desmaiará imediatamente (um novo teste para acordar poderá ser realizado em três rodadas). Na mesma rodada, a criatura deve fazer um novo teste de Salvamento de Constituição (DC 15), tomando 10 (3d6) de dano caso falhe, ou metade caso obtenha sucesso. O veneno continuará a fazer efeito nas rodadas subsequentes, exigindo teste de salvamento, mesmo que a criatura consiga recobrar os sentidos, ficando na condição Envenenado.

CURA

Além dos meios mágicos, a única forma de evitar a morte por Tīkaṭi é através do antídoto. Exatamente igual ao veneno, o antídoto também é produzido a partir de aliz, mas com uma mínima diferença: adiciona-se pó de espinho de Naliëri, uma espécie de cacto comum no norte.

PRODUÇÃO

Produzir Tīkaṭi é trabalhoso, demorado e caro. Para uma dose (5ml), é necessário meio quilo de aliz, um quilo de sal, erva-taminda e alguns outros itens. Muitos são os que, tentando produzir o veneno, acabam mortos por ele.

REGRAS DE JOGO

É necessário encontrar o aliz e a erva-taminda, além de saber usar o kit de venenos. Após 1d12 horas queimando e filtrando a especiaria, o jogador realiza uma jogada de CD 22 em Inteligência (Natureza) ou Inteligência (Kit de Venenos). Se tiver sucesso o personagem consegue fazer uma dose, se falhar ele não consegue. Se falhar por 5 ou mais, além de não conseguir ainda é afetado pelo veneno.

Também no FANDOM

Wiki aleatória