FANDOM

Vas Urth não pode ser entendido como um reino na exata acepção da palavra; trata-se, mais precisamente, da reunião de diversos feudos mais ou menos autônomos sob o Tratado do Leste ("Vas Urth" no Idioma Ancestral). Assim, ainda que cada cidade ou feudo tenha seu governo próprio, a região como um todo têm uma cultura semelhante e unifica seus exércitos em tempos de guerra que, graças à excelente diplocamacia de seus líderes, costumam ser raros.

Informações GeraisEditar

  • Capital: Não tem
  • População: Humanos (62%), Anões (18%), Elfos (11%), Outros povos (9%).
  • Governo: Feudal
  • Idiomas: Kidrasês, Dialetos raciais e locais
  • Comércio: Diversificado.

HistóriaEditar

Os conquistadores do leste foram os responsáveis por desbravar toda a região que hoje é chamada de Corredor dos Reis, chegando até o Oceano Dourado, no extremo oposto de onde os Pioneiros aportaram. Ao depararem-se com o grande oceano, esses homens resolveram então fixar moradia, fundando diversas vilas na região, dentre as quais Torres do Leste e Velha Langith disputam o título de mais antiga.

Contudo, os anões da Planície Branca não gostaram da chegada dos forasteiros e por muito tempo guerreram contra os novos povoamentos humanos. Contudo, em menor número, os anões acabaram obrigados a deixar suas moradias e rumar para a Montanha A-Clorn. Com o tempo, o crescimento do número de habitantes na montanha acabou despertando um mal desconhecido: a terrível Besta-Fera que, uma vez acordada, pôs em risco a vida de todos os habitantes não só da montanha, como também de todos os arredores. Os humanos da região, liderados por Fernan Garra-de-Águia, celebram entre si o Tratado do Leste, unindo-se. Pondo de lado suas disavenças com os anões, lutaram ao lado destes contra a Besta. A criatura acabou expulsa da montanha, mas mil anos depois, reacorda e toma Velha Langith, uma das maiores cidades do leste. Velha Langith só seria recuperada quase um século depois, pelo lendário grupo de aventureiros formado por Arziel, o Montanhês, Songorn, o Legítimo, Nuim Braço-de-Ferro e Wenwulf, o Estúpido.

Tratado do LesteEditar

O Vas Urth estabelece que todas as cidades, vilarejos e aldeias localizadas nos limites determinados devem obediência restrita à União que, por sua vez, é um grupo formado pelos senhores das cinco maiores - e primeiras - cidades: Grelk, Carvalho Morto, Torres do Leste, Tidak-Ada e Velha Langith. Na hipótese de qualquer povoado participante sofrer um ataque, todos devem unir-se contra o inimigo comum. Contudo, em muitos casos observa-se que apenas os grande senhores costumam ser socorridos.

De modo geral, a administração das terras dentro dos limites do Tratado fica sob a responsabilidade da Casa dos Vinte e Cinco, um grupo formado por lordes e mesteirais importantes da União.

Limites atuaisEditar

O Tratado estabelece os seguintes limites:

Vida e sociedadeEditar

A maior parte das cidades de Vas Urth apresenta uma vida social pujante e pacífica. Os grandes centros urbanos estabeleceram-se como importantes paradas nas rotas comerciais, e o bom convívio conquistado com os anões de A-Clorn possibilitou que  a grande produção de prata da montanha escoasse pelas cidades da região.

É o reino humano com maior presença de anões e elfos. Os primeiros, em decorrência da amizade formada após a batalha contra a Besta-Fera; os segundos seduzidos pela cultura de respeito à natureza que impera entre os homens do leste. Ocorre que a divindade mais cultuada nestas terras é Aalan, o Senhor da Natureza, de modo que mesmo nas metrópoles é comum encontrar extensos bosques.

No entanto, a preocupação com a preservação da natureza acaba ocultando perigos diversos, que muitas vezes caem sobre os pequenos vilarejos. Tais perigos normalmente se dividem em dois tipos: criaturas/monstros diversos; e salteadores/bandidos. Para o primeiro problema, surgiu um grupo conhecido como os Vasaks; para o segundo, a Hoste da Moeda foi instituída. Contudo, por diversos motivos, as ocorrências dos dois tipos de distúrbios têm aumentado cada vez mais, forçando as maiores cidades a recrutar exércitos para suas defesas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória