FANDOM

Os Vasaks são um grupo disperso de druidas, rangers e guardiões que patrulham as  matas de Vas Urth e redondezas na tentativa de conter ataques de monstros ou criaturas hostis. Em geral, são seguidores de Aalan e buscam evitar que a natureza seja conspurcada pelas forças do Mal. Muitos, percebendo que o problema é maior que as fronteiras do Tratado, viajam por toda Kodrath em suas missões.

HistóriaEditar

Não se sabe o certo quando ou quem fundou o grupo, mas acredita-se que seus primeiros membros tenham sido druidas ligados ao governo de Fernan Garra-de-Águia.

Inicialmente, o grupo contava com poucos membros, quase todos indicados pelos primeiros integrantes. Contudo, o crescimento no número de relatos de ataques a pequenos vilarejos praticados por criaturas maléficas ou simplesmente animais enfurecidos fez com que a União decidisse conceder uma Bandeira aos Vasaks, dando-lhes assento na Casa dos Vinte e Cinco. Desse modo, o grupo ganhou grande notoriadade em Vas Urth, crescendo exponencialmente em número de adeptos.

EtmologiaEditar

Vasaks é uma corruptela de "Vas Asaks" ("Guardiões do Leste", no Idioma Ancestral).

IdeologiaEditar

A ideologia dos Vasaks é nobre e honrada. Seus membros não cobram pagmento ou recompensa, ainda que usualmente ganhem recompensas daqueles que ajudam, o que tanto pode ser ouro quanto abrigo em noites chuvosas. A maior recompensa que um Vasak busca, porém, é assegurar o convívio entre a civilização e o universo selvagem que a cerca. 

A maior parte dos Vasaks é formada por seguidores de Aalan, ainda que poucos clérigos engrossem suas fileiras. Contudo, "descrentes" sao cada vez mais comuns, inclusive forasteiros de outras terras. De todo modo, os Vasaks não patrulham as matas por obrigação de fé; fazem o que fazem por boa vontade.

Com o passar do tempo, os objetivos iniciais do grupo foram se expandindo. Se originalmente buscavam garantir a seguranças das florestas na regiao do Tratado, hoje estão espalhados por todo Kodrath, ainda que permaneçam concetrados no leste.

Sendo hoje um grupo sem estrutura hierárquica e formal, é difícil estabelecer precisamente os limites da missão e dos valores dos Vasaks. Contudo, seu lema e suas crenças são de conhecimento de todos:

  • Lema: "A sobrevivência de um é a sobrevivência de todos".
  • Crenças: A proteção da floresta deve ser umfim em si mesma; não há objetivo que supere isso. Todas as criaturas devem conhecer seu espaço e se respeitar mutuamente. A natureza nõ pode ser maculada pela irresponsabilidade da civilização nem pelas monstruosas crias do Mal. O equílibro deve ser mantido e preservado.

Um Vasak só pode se declarar como tal depois que fizer um juramento perante quatro membros com mais de cinco anos de serviço. Depois disso, porém, ele está livre para seguir sua vida, escolhendo patrulhar ou não as florestas. Além disso, não é obrigado a comparecer aos encontros (que costumam ser aleatórios e marcados com base no boca-a-boca). Em suma, um Vasak tem total liberdade para agir como quiser, mas, na maior parte das vezes, escolhem cumprir espontaneamente com as metas estabelecidas em seu juramento.

OrganizaçãoEditar

Apesar de não agirem em segredo, muitas vezes os Vasaks não revelam suas ações, o que faz com que muitos duvidem de seu real tamanho. Não possuem um líder, mas normalmente escolhem um membro que tenha se destacado para lhes representar na Casa dos Vinte e Cinco e em outras reuniões formais.

Três lugares comuns usados pelos Vasaks são: Floresta do Sopé, onde encontram-se nas clareiras dos druidas; Bosque Branco; e Bosque de Aalan, em Torres do Leste.

Também no FANDOM

Wiki aleatória